segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Minha Fé


Há algum tempo venho ensaiando escrever algo sobre o que penso a respeito das religiões, mas como não sabia bem ao certo como e o que escrever sempre adiei esta publicação e o rascunho deste texto permaneceu guardado no METAMORFOSE por muito tempo, se bem que de lá para cá muitas coisas mudaram, inclusive minha opinião. E hoje confesso: por mais que tente não consigo chegar a uma conclusão sustentável, muitas das dúvidas do passado são as mesmas do presente, mas com algumas ressalvas.

Todas as vezes que debato tal assunto me faltam argumentos para expor o que penso e quase sempre desisto de convencer e coloco-me a ouvir. Provavelmente jamais chegaremos a um consenso e talvez nunca tenhamos certeza de coisa alguma, melhor assim. Quiçá, como proposto por Auguste Comte, o melhor seja a criação de uma religião universal, única para toda a humanidade. Acredito que tal idéia seja compartilhada por muitos, mas não por mim. Para mim religião perfeita é aquela que lhe faz bem, independente do que seja pregado. E além do mais muitas das pessoas que conheço são felizes sem crer em nada disso.

Não consigo enxergar outra finalidade para as religiões senão como uma ponte usada pelos homens na busca da felicidade, paz de espírito e tudo mais que procuramos e quase sempre não encontramos. O problema é que na maioria das vezes mal sabemos o que procuramos e talvez este seja um dos motivos para tantas dúvidas. Parece que nos dias de hoje muitas das coisas que realmente importam ficaram de lado e a maior parte das pessoas valorizam somente o que é material, sempre deixando de lado coisas como sentimento, caráter e outras mais.

No fim percebo que mesmo com seus aspectos positivos e negativos sem elas o mundo provavelmente seria um caos. Sim, pois se não existisse o medo do pós-morte, das punições pregadas por muitos profetas e a incerteza do que iremos encontrar, as coisas seriam muito mais complicadas e as pessoas seriam muito piores do que são.



Renata, ávida comentarista do METAMORFOSE colaborou neste texto.   

4 comentários:

  1. Ao contrário do que diz o ditado, eu acho que religião se discute, sim. Mas com respeito e racionalidade (tarefa nada fácil).

    ResponderExcluir
  2. Gosto da frase "se você não acreditar, vai ser impossível entender".

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos aqui do Metamorfose,

    Se me permitem o comentário, concordo plenamente com o que disse.
    O Assunto religião é algo muito complicado, mas acredito que tudo o que possa fazer as pessoas melhores é legal e deve ser insentivado.
    Curti muito esse blog !
    Parabens pela iniciativa !

    ResponderExcluir