segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sapatos Velhos

Passar o dia usando sapatos apertados é algo muito incômodo, ainda mais quando o mercado oferece outros bem mais bonitos e confortáveis. Mesmo assim nunca fui de ter vários pares de sapatos, sempre achei que um era suficiente, mesmo que não fosse assim tão confortável, um era suficiente. Afinal de contas como poderia ter outro, isso além de inadmissível não é la muito comum, em geral só se permitem um par por pessoa, mais que isso pode ser considerado promiscuidade por muitos e em algumas culturas pode até ser punido com a morte! E então, durante anos fui fiel ao meu único par de sapatos... Ah, como eu adorava aqueles sapatos velhos e olha que nem eram assim tão confortáveis. Eles estavam em farrapos, a sola estava cheia de buracos, caminhar em dias chuvosos era impossível, portanto não havia mais o que fazer, era hora de trocá-los. Durante muito tempo a idéia de usar outro par de sapatos me causava asco, não podia em hipótese alguma pensar em traí-los, isto estava fora de cogitação. Independente do que acontecesse estaria com eles até o fim. Porém nos últimos dias meus pés estavam extremamente inchados, os calcanhares apresentavam pequenas lesões que tornavam os passos difíceis e dolorosos, as unhas doíam e ao final do dia uma fadiga inigualável tomava conta de mim, e tudo isso tornava o dia seguinte um tremendo martírio. È quase impossível seguir qualquer caminho com dores nos pés.

Decidi que era hora de trocá-los. Mas como? Durante anos nossas vidas eram uma só, nunca se via um sem o outro, éramos uma dupla, ou melhor, um trio, formávamos um ser só. Mas meus sapatos além de velhos não me serviam mais, meus pés haviam crescido, eu havia mudado ee acho que não perceberam o quão diferente estava, ou talvez não entendessem... E isso tudo impedia de continuarmos servindo um ao outro.


Foi aí que fui a uma loja e comprei outro par de sapatos. Comecei a semana usando-os. Estranho, mas estou me sentindo bem. Quase não penso nos velhos. Parece que o conforto que este proporciona me fez quase que completamente esquecer-me de meus velhos amigos. Foi difícil acostumar-me com a idéia dos novos sapatos, mas tem sido agradável usá-los, mesmo que em alguns momentos me pegue pensando nos velhos. Talvez sempre pense, ou talvez não, não sei. O fato é que não havia outro jeito: eu precisava de sapatos novos, mas para enxergar e aceitar meus pés precisaram sentir muitas dores.

10 comentários:

  1. Mudar tudo é muito bom, desde sapatos, roupas, brincos....tudo que é novo é bom, faz parte da arte do desapego!!!

    ResponderExcluir
  2. Mto foda o seu texto, parabens!!!!
    ótima escolha para uma metáfora!
    Sapatos novos apertam no começo, mas ficam confortaveis, é só não usar mto e eles sempre serão como novos.

    ResponderExcluir
  3. Relacionamentos são assim... que coisa!

    Adorei o texto, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado!
    Relacionamentos também, mas esse não era o foco principal, tentei me referir à tudo que não vem me fazendo bem...

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito!!
    Me fez pensar nos amigos, não sei porque.

    ResponderExcluir