quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Como é bom viver nesse mundo"


Um ditado que sempre ouço é o que diz que para morrer, basta estar vivo. Estranho, mas até estudos estatísticos foram feitos sobre tal ditado. Não sei se recentemente ouvi alguém dizê-lo ou se simplesmente me veio à cabeça, como aqueles pensamentos que vem e vão, sem nenhuma explicação ou como quando ouvimos uma música chata, e que sei lá porque diabo, sem mais nem menos, estamos cantando a dita cuja. O fato é que por alguns dias fiquei encasquetado com isso, e quando lembrei que estou vivo e posso morrer de uma hora pra outra, confesso, fiquei assustado. Não com a morte em si, mas com a possibilidade de deixar tantas coisas inacabadas. Sim, porque o ditado é verdadeiro, aliás, é uma das poucas  frases que não há como contestar. Parece que não existe sentido em fazer tantos planos, já que em um piscar de olhos tudo pode mudar. O que importa é o presente e o resto, que seja como for.

O Sérgio já falou do medo de estar brigado com alguém, e de repente morrer sem antes se reconciliar, isso também me preocupa. Foi aí que resolvi “reconciliar-me” com algumas pessoas, não que houvesse algum tipo de intriga, mas decidi assumir meus erros, e falar, com a maior sinceridade possível o que não me agradava. Feito isso, senti-me tão bem, que fiquei surpreso com o desenrolar das coisas nos dias seguintes. Foi como se um enorme peso saísse das minhas costas e de lá pra cá não consigo expressar o quanto me sinto bem. Sempre achei que não existe problema que não possa ser resolvido, o que falta, muitas vezes é paciência. Mesmo restando tantas coisas a fazer, acho que se morresse hoje, ficaria menos preocupado.

O último livro que li trazia nas primeiras páginas a seguinte frase: "como é bom viver nesse mundo". Acredito que ela seja tão verdadeira como a que diz que para morrer, basta estar vivo. Mesmo que vivamos em um mundo onde se deixa a barba crescer para em seguida matar crianças, acredito nesta frase. Melhor ainda que viver nesse mundo, é viver bem com as pessoas que convivemos, gostando ou não, o importante é estar bem com todos.

Se você duvida do estudo, está aí o link: http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_35351.shtml

3 comentários:

  1. Como sempre, excelente!

    Eu sempre procuro ficar bem com as pessoas na qual fazem parte do meu convívio, seja em casa ou no trabalho, mesmo que muitas vezes não gostamos de algumas pessoas, pelo menos tentamos ser educados e manter o clima de harmonia para que tudo corra bem.

    ResponderExcluir
  2. O pior sentimento que há é o remorso.
    Ótimo seu texto, mas não é de palavras bonitas e escritas com calma que se faz a vida, e sim das atitudes que tomamos em relação a ela e aos outros. Então para que se mantenha bem com os outros a evitar magoas e desentendimentos, o ideal (que é mto dificil de se alcançar, por isso é ideal) é pensar antes de fazer, mas, claro, como todo resto, não é fácil. Quem sabe depois da morte.

    ResponderExcluir
  3. Será que a gente consegue mesmo zerar todas as pendências, se reconciliar com todo mundo antes de partir? Porque as vezes podemos afetar o outro sem nem sequer perceber...

    Lindo texto =)

    ResponderExcluir