segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Idiota


Há tantas coisas que quero escrever que muitas vezes fico confuso e sem saber por onde começar. As idéias vão surgindo, mas no fim fica difícil compactar tudo e transformar em texto. Sem contar o fato de que escrever sobre nós não é nada fácil, existe ainda, pelo menos de minha parte, certo receio quanto aos temas escolhidos, já que a maioria reflete algo que sinto. De qualquer forma, ultimamente, tenho estado mais a vontade para escrever, as palavras surgem naturalmente, sem muita dificuldade e não fico mais constrangido em expressar o que sinto. E assim tem sido minha vida, um paralelo aos textos que escrevo.

O que fazemos aqui é algo novo, pra mim.

O mais difícil é escrever quando não temos um assunto específico. Mas justamente estes textos são os que mais me agradam, pois neles escrevo sem compromisso, não sigo nenhuma regra. Os pensamentos vão aos poucos se tornando palavras e o final, pra mim, quase sempre é agradável. Um texto curto, quase sempre mal elaborado muitas vezes é o suficiente.

Muitas vezes penso em voltar atrás e mudar certas coisas. Mas o que seria de mim sem os erros e acertos do passado? Provavelmente não seria quem sou, e hoje me agrada ser o que sou. Agrada-me olhar para trás e perceber que por mais difíceis que sejam nossos caminhos eles são necessários. E tenho certeza que não fossem por eles não seria tão feliz quanto hoje sou.

Recentemente reli O Idiota, na minha opinião um dos melhores livros do Dostoievski. O autor definiu o personagem principal como uma mistura de D. Quixote com Jesus Cristo. O sentimento humanista, suas crises de epilepsia, em meio a tantos desencontros faz brotar o que seria o ser humano ideal. Não vou entrar em detalhes, pois quem não leu pode se interessar.

Citei este livro, pois o mesmo me faz repensar muitas coisas e algumas estão postas aqui.



2 comentários:

  1. Juro que quando li o título pensei que por algum motivo você estaria se sentindo "idiota", ainda bem que não é rs.

    Sobre voltar no tempo para mudar certas coisas, acho que isso não seria válido, afinal, faz parte da nossa essência todas as atitudes que tomamos em nossas vidas e tudo sempre servirá como um aprendizado sempre.
    Como sempre, esse blog, tanto o que você escreve como o Bucha, sempre me ensinam alguma coisa.

    Parabéns, um belo texto como sempre.

    Bj

    ResponderExcluir